Governo do Amazonas lança ‘Paredão Facial’ com câmeras de reconhecimento para identificar foragidos da Justiça

Sistema será integrado com bancos de dados nacionais e atuará em parceria com o setor privado

O Governo do Amazonas lançou nesta segunda-feira (16) o Programa Paredão Facial, sistema de vigilância por reconhecimento facial que utilizará cerca de 650 câmeras inteligentes em Manaus. A proposta é identificar e prender pessoas com mandados de prisão em aberto, além de ampliar o monitoramento em tempo real nos principais pontos da capital.

O novo recurso é uma extensão do programa Amazonas Mais Seguro e será operado pelas Forças de Segurança, por meio da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM). De acordo com o secretário Marcus Vinícius, o estado possui atualmente mais de 11 mil foragidos, sendo 1 mil deles por homicídio.

“Com o cruzamento de dados em tempo real, poderemos localizar criminosos com mandado em aberto de forma mais ágil e eficiente”, explicou.

Integração

O sistema será integrado ao Banco Nacional de Mandados de Prisão (BNMP), do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), além de bases estaduais como o Instituto de Identificação Aderson Conceição de Melo (IIACM) e o Detran-AM. O reconhecimento ocorrerá por meio de imagens captadas em locais estratégicos: praças, terminais, delegacias, shoppings, centros comerciais e vias de alta circulação.

Além disso, haverá cooperação com o setor privado. Um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) entre a SSP-AM e a Associação Comercial do Amazonas (ACA) permitirá que empresas, lojas, supermercados e shopping centers integrem suas câmeras ao sistema. A condição é que os equipamentos sejam homologados pela SSP e compatíveis com o software utilizado.

As análises de inteligência que definiram os locais de instalação das câmeras visam garantir maior precisão nas abordagens, prevenção de delitos e suporte às investigações.

“É um passo importante na modernização da segurança. Quem optar por aderir ao sistema, fará a instalação com recursos próprios, ajudando a criar uma rede inteligente de proteção urbana”, destacou o presidente da ACA, Bruno Pinheiro.

Avanço na segurança

Durante o lançamento, o governador Wilson Lima (União) ressaltou os investimentos em segurança digital e os avanços desde 2019, com mais de R$ 1,16 bilhão investidos na área.

“Não é fácil romper com a estrutura analógica e migrar para o digital, mas estamos fazendo. Já reduzimos em 50% os assaltos a ônibus e recuperamos 3 mil celulares furtados com o Recupera Fone. Agora, com o Paredão Facial, vamos dar mais um passo no combate ao crime”, declarou.