União Brasil e PP oficializam “superfederação” e consolidam maior força partidária do país

Aliança terá a maior bancada na Câmara, mais prefeitos e fatia expressiva de recursos públicos; expectativa é lançar candidatura de centro-direita em 2026

Uma convenção conjunta do União Brasil e do Progressistas (PP) oficializou nesta terça-feira (19/08) a criação da federação partidária União Progressista, que promete ser a maior força política do país.

Pela manhã, dirigentes de cada legenda aprovaram, em reuniões separadas, o estatuto da aliança, documento que define o funcionamento e a atuação do novo bloco. A chancela do texto era uma das etapas necessárias para formalizar a federação junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), etapa que deve ser concluída nos próximos dias com o registro formal da Corte.

A União Progressista contará com a maior bancada de deputados na Câmara, o maior número de prefeitos do país e as maiores fatias de recursos públicos para campanhas e despesas partidárias. A filiação da senadora Margareth Buzetti ao PP deve elevar a aliança a 15 senadores, consolidando a maior bancada no Senado.

Dirigentes da federação afirmam que o bloco se posicionará de forma crítica ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Os presidentes do PP, Ciro Nogueira, e do União Brasil, Antonio de Rueda, defendem o lançamento de uma candidatura de centro-direita em 2026.

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União), já é pré-candidato pelo bloco, mas há discussões internas sobre a possibilidade de apoiar o nome de Tarcísio de Freitas (Republicanos) para a Presidência. Tarcísio participou da cerimônia em Brasília e declarou que o país “aguardava muito esse passo” e que a federação permitirá discutir temas estratégicos de interesse nacional.

União Brasil pp União Progressista superfederação